Porto Alegre, 21 de outubro de 2024 – Alerta agroclimático da Rural Clima indica que as chuvas durante a semana no Brasil ficarão mais concentradas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a semana inicia com tempo aberto na Região Sul e com possibilidade de ocorrência de precipitações em grande parte da região central e norte do Brasil, atingindo áreas de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e norte e noroeste de São Paulo.
Na terça-feira (22), há previsão de chuvas mais nas regiões central e norte do país, pegando áreas do Amazonas, Acre, Roraima, Mato Grosso, Pará e Tocantins. No Maranhão e no Piauí, o tempo deve ficar mais aberto.
Na quarta-feira (23), uma nova frente fria começa a avançar pelo Sul do Brasil, levando chuvas ao Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, bem como a áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.
Marco alerta que os volumes de chuvas previstos para essa semana ocorrerão de forma regular, mas com volumes mais irregulares. Ele destaca também que o norte do Maranhão, o Tocantins, Piauí e oeste da Bahia deverão registrar tempo seco durante toda a semana.
Na faixa central do Brasil, as chuvas devem possibilitar o avanço do plantio de soja, pegamento das floradas nas lavouras de café e ocasionar alguma interrupção da colheita de cana-de-açúcar.
Na sexta-feira (26), o tempo deve voltar a ficar firme no Sul do Brasil, favorecendo a colheita do trigo e os plantios de arroz e de soja.
Na virada do mês, há previsão de ocorrência de chuvas no Matopiba, embora de forma irregular.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, as chuvas na semana passada atingiram boa parte das regiões produtoras do Paraguai, embora com volumes variáveis.
O Paraguai deve registrar tempo aberto de hoje até quarta-feira, quando uma nova frente fria deverá provocar chuvas. Ludmila sinaliza que esse sistema deve se deslocar rapidamente e o tempo já deve voltar a ficar firme no país na sexta-feira (25).
O modelo meteorológico americano indica um retorno das chuvas pelo Paraguai entre os dias 29 e 30, muito embora de forma bem irregular. Já o modelo europeu sinaliza que o país poderá ter um tempo mais aberto entre sete a dez dias.
Quanto às temperaturas, Ludmila comenta que elas podem se elevar nos períodos de tempo mais aberto no Paraguai.
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA