Consolidação do regime de chuvas no Brasil deve começar na próxima semana – Rural Clima

865

Porto Alegre, 11 de outubro de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a consolidação do regime de chuvas pelo Brasil deve começar na próxima semana. O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que as chuvas atingiram grande parte do país nesta semana, mas ainda de forma irregular.

Para hoje, há previsões de chuvas em grande parte do Centro-Sul. Já nos próximos cinco dias, os modelos sinalizam a possibilidade de registro de precipitações nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Marco explica que na região do Matopiba as chuvas devem chegar um pouco mais tarde, com melhores volumes previstos entre o final de outubro e o começo de novembro.

Paraguai

No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que instabilidades na região oriental do país podem favorecer a ocorrência de chuvas hoje. Amanhã a frente fria já se afasta do Paraguai e o final de semana deve ser marcado pelo tempo aberto.

No começo da próxima semana, instabilidades vindas da Amazônia podem favorecer chuvas na região paraguaia do Chaco. No dia 15, o ingresso de uma nova frente fria deve provocar chuvas irregulares no sul do Paraguai.

Entre os dias dia 17 e 18, uma nova frente fria pode favorecer chuvas irregulares em grande parte das regiões produtoras do país. Já entre os dias 20 e 21 as chuvas já podem ser um pouco melhores pelo Paraguai, com a passagem de outra frente fria.

Ludmila afirma que o Paraguai deve começar a receber frentes frias semanalmente a partir de agora, embora, em novembro, o intervalo de chuvas pode ser um pouco maior, variando entre sete e dez dias.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA