São Paulo, 23 de agosto de 2024 – A inflação do Japão subiu 2,8% em julho em base anual, de acordo com informações do departamento de estatísticas do país. Foi o mesmo índice registrado em junho e maio.
Já na área da capital japonesa Tóquio, o índice de preços ao consumidor de julho ficou em 2,2%, abaixo dos 2,3% registrados em junho.
Excluindo alimentos e energia, o índice de inflação do Japão teve alta de 1,9%. Os itens que mais contribuíram para o aumento dos preços foram o de alimentos, com 2,9%; de habitação, com 0,6%, e de energia, com alta de 12%.
“Os números de inflação de julho claramente reduzem a justificativa para um aperto monetário adicional. Dito isso, o Banco Central já considerou uma desaceleração adicional da inflação subjacente em suas previsões. A previsão mediana dos membros do Conselho do Banco do Japão para a inflação, excluindo alimentos frescos e energia, para o ano fiscal que termina em março de 2025, é de 1,9%. Considerando que esse indicador de inflação teve uma média de 2,2%”, afirma Marcel Thielant, chefe de economia para a Ásia-Pacífico da Capital Economics.
Vanessa Zampronho / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA