Taxas de juros são mantidas no patamar atual – BCE

281

São Paulo, 18 de julho de 2024 – O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira sua decisão de manter as principais taxas de juros inalteradas. A taxa de juros das principais operações de refinanciamento permanecerá em 4,25%, enquanto a taxa da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito permanecerá em 4,50% e 3,75%, respectivamente.

Segundo o BCE, embora haja sinais de estabilidade em algumas medidas de inflação subjacente em junho, após um aumento pontual em maio, o panorama geral permanece desafiador. A inflação de serviços continua elevada e é esperado que a inflação geral permaneça acima da meta de 2% até o próximo ano.

Em seu comunicado, o banco central reiterou seu compromisso em utilizar instrumentos de política monetária restritivos pelo tempo necessário para garantir que a inflação retorne à meta de médio prazo.

Além disso, o BCE confirmou que o programa de compra de ativos (APP) continuará a reduzir sua carteira de forma gradual e previsível. Enquanto isso, o programa de compra de emergência pandêmica (PEPP) está programado para interromper os reinvestimentos no final de 2024, com um ritmo de redução mensal de 7,5 bilhões de euros em média.

O texto enfatizou que o BCE está preparado para ajustar seus instrumentos conforme necessário dentro de seu mandato para sustentar a estabilidade de preços e retornar a inflação à sua meta de 2%.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA