Preços do café disparam em plena colheita em Rondônia

1107

Porto Alegre, 6 de junho de 2024 – A colheita da safra 2024 de café conilon de Rondônia chega a 60% do total esperado para esse ano no estado, segundo estimativa de corretores com atuação local. A velocidade dos trabalhos segue mais rápida em relação às temporadas anteriores diante da ampliação das áreas que contam com uma colheita mecanizada.

Conforme levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Rondônia está produzindo 2,732 milhões de sacas de 60 quilos de café na safra 2024, queda de 10,2% na comparação com as 3,041 milhões colhidas em 2023.

Segundo os corretores, o mercado de café segue bastante agitado em Rondônia, com preços recordes para os canéforas, que chegaram hoje ao patamar histórico de 1.210 reais para uma saca de 60 quilos.

“Estimamos que 50% do total colhido já foi comercializado. Os exportadores estão muito presentes aqui buscando café robusta. Vamos ter quebras na safra, com as secas, o que nos deixam preocupados. Tudo isso vai mexendo no mercado”, disse em entrevista exclusiva para a Safras News o proprietário da Corretora Kiko (Cacoal), Ezequias Braz Silva, corretor com 48 anos de atuação no setor de café do estado.

Em termos globais, as ofertas de café robusta seguem muito curtas em meio a preocupações com o clima seco no Vietnã, maior produtor mundial dos canéforas, enquanto a procura continua muito forte. A trading Czarnikow, em nota, comentou que o aperto no abastecimento global de café robusta aconteceu por conta de um grande repique na demanda pós-Covid que ainda não encontrou resposta do lado da produção.

Em Londres, os contratos futuros para entrega em setembro do café robusta chegaram a ser negociados a 4.394 dólares por tonelada nesta quinta-feira, também um recorde histórico.

Com informações da Reuters

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA