Brasil tem altos preços de trigo e margem para novas elevações

834

Porto Alegre, 24 de maio de 2024 – Os preços do trigo no mercado brasileiro são os mais altos desde julho de 2023. O movimento acompanha o que se observa nas bolsas interacionais. A Bolsa de Chicago, referência global, chegou, nesta semana, no maior nível desde 28 de julho do ano passado.

Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, isso ampliou a margem para elevação das cotações no Brasil. Com isso, os vendedores estão retraídos, acreditando em melhores momentos para negociar. Analistas consultados por agências internacionais também veem potencial para alta em Chicago.

Tudo isso depende, principalmente da concretização dos números projetados para a safra da Rússia. As lavouras do país, que é o maior exportador global de trigo, foram severamente afetadas por geadas fora de época em maio. Além disso, desde a semana passada, cresceram as preocupações quanto à guerra com a Ucrânia. Kiev bombardeou estruturas agrícolas em um porto russo, o que gerou temores de que novas disrupções aconteçam.

No Brasil, a safra já está sendo plantada no Paraná, mas no Rio Grande do Sul os trabalhos ainda são pouco expressivos. Isso porque os agentes ainda trabalham na colheita da safra de verão e na avaliação dos estragos após as enchentes. O que já é certo é que os custos de produção estão mais altos e que o Brasil ainda precisa importar.

Por isso, as atenções voltam-se à Argentina. Por lá, os preços também vêm subindo, acompanhando o movimento internacional. Ainda que os custos de produção no país vizinho sigam altos, estão menores do que no ano passado e a expectativa é de uma safra cheia.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA