Câmara Setorial pede incentivo do Governo para consumo do arroz produzido por gaúchos

617

Porto Alegre, 23 de maio de 2024 – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz realizou nesta quarta-feira (22) a 72ª reunião ordinária no formato híbrido para debater as perspectivas do atual cenário do setor. Esta é a segunda reunião liderada pelo novo presidente da Câmara, Henrique Dornelles, que assumiu a posição no final do mês de janeiro por meio da Portaria nº10/2024.   

Na ocasião, o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Sérgio Santos, apresentou que o arroz é o terceiro grão mais produzido no país. Segundo o levantamento de safra 2023/24 de maio, 87% da safra já se encontra colhida.

Diante do enfrentamento às consequências econômicas causadas pelas cheias no Rio Grande do Sul, a perspectiva para este ano é uma reversão nas importações e exportações brasileiras de arroz. “Nós precisamos do incentivo do Governo para o consumo do arroz produzido pelos agricultores gaúchos e para o fortalecimento da cadeia produtiva diante do atual cenário”, ressaltou Dornelles.

De acordo com Santos, a expectativa de exportação deve ser majoritariamente de arroz quebrado. Já a exportação do em casca deve ser em torno de 1,2 milhão de toneladas ao longo de 2024. A produção de arroz em casca é de 10,4 milhões de tonadas segundo a estimativa de maio para a safra de 2023/24.

Durante a reunião, as entidades representativas e membras da Câmara expressaram preocupação para a plantação da safra 2024/25. Diante disso, será marcada uma reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, sua equipe técnica e a Conab para apresentarem e debaterem o cenário do setor.

Ainda, foram apresentadas as perspectivas para o setor no Plano Safra pelo diretor do Departamento de Crédito e Informação, Wilson Vaz, e sobre seguro rural com o coordenador geral de Seguro Rural, Diego Melo.

As informações são do Mapa.

Veja mais detalhes do mercado de arroz

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras

Copyright 2024 – Grupo CMA