AIE reduz projeção para demanda global de petróleo em 2024

808

     São Paulo, 15 de maio de 2024 – A Agência Internacional de Energia (AIE) revisou para baixo sua previsão de aumento na demanda global por petróleo em 2024, citando uma atividade industrial moderada e temperaturas amenas durante o inverno, que resultaram em menor consumo de diesel em algumas das principais economias, especialmente na Europa.

     Segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira, a AIE agora estima que a demanda mundial por petróleo aumentará em 1,1 milhão de barris por dia (bpd) em 2024, em comparação com a previsão anterior de um avanço de 1,2 milhão de bpd. Apesar desse ajuste, o consumo total deve permanecer em 103,2 milhões de bpd neste ano.

     Essa revisão foi impulsionada por um crescimento menor do que o esperado no primeiro trimestre, com a demanda por petróleo nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) registrando uma contração de 70 mil bpd em termos anuais. Além disso, o consumo de diesel na Europa caiu 140 mil bpd no mesmo trimestre.

     Para 2025, no entanto, a AIE aumentou sua previsão de crescimento na demanda para 1,2 milhão de bpd, o que elevaria o total para 104,3 milhões de bpd.

     No relatório, a AIE também reduziu sua previsão de aumento na oferta de petróleo fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) este ano, de 1,6 milhão de bpd para 1,4 milhão de bpd. No entanto, manteve sua expectativa para 2025 em 1,4 milhão de bpd.

     Quanto à oferta total de petróleo, a previsão para este ano foi reduzida de 102,9 milhões de bpd para 102,7 milhões de bpd. Para 2025, no entanto, a AIE ainda prevê um aumento para 104,5 milhões de bpd.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Larissa Bernardes / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA