Escassez de chuvas ameaça condições das lavouras de milho na região de Cornélio Procópio (PR)

952

Porto Alegre, 30 de abril de 2024 – Com uma área plantada de 200 mil hectares de milho, a expectativa é de uma colheita robusta, estimada em 1,060 milhão de toneladas, na região de Cornélio Procópio, no norte do Paraná.

Segundo dados fornecidos por Paulo Mileo, técnico do Deral, em entrevista exclusiva à Safras News, os municípios que compõem a regional não recebem precipitações significativas desde o dia 16 de abril, quando uma média de 27 milímetros foi registrada. No mês inteiro, só choveu por 4 dias.

As condições das lavouras refletem essa situação crítica, com 10% sendo consideradas ruins, 15% em estado médio e 75% estando boas.

“A safrinha está entrando em uma fase crítica de desenvolvimento. Sem chuvas nos próximos 20 dias, a situação poderá se agravar”, alertou Mileo. A safra se divide entre desenvolvimento vegetativo (48%) e floração (52%).

De acordo com o técnico, os controles de pragas e doenças estão sendo realizados de forma eficaz, graças às condições climáticas que têm permitido a implementação das medidas preventivas. Até o momento, não houve relatos de prejuízos à qualidade dos grãos, e a produtividade está dentro das expectativas.

As previsões meteorológicas para os próximos dias indicam uma onda de calor, com temperaturas superiores a 30 ºC e uma elevação de 5ºC acima da média durante um período de 3 a 5 dias.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA