Café cai em NY após sete sessões de alta com realização e dólar firme

707

Porto Alegre, 18 de abril de 2024 – A Bolsa de Mercadorias e Futuros de Nova York (ICE Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quinta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

Os contratos com entrega em julho/2024 do café arábica encerraram a sessão negociados a 231,10 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 9,25 centavos, ou de 3,8%. No fechamento, setembro/2024 tinha cotação de 229,35 centavos, perda de 9,05 centavos, ou de 3,8%.

Após 7 sessões seguidas de ganhos, NY fechou no vermelho. Mas, teve altas na primeira parte do pregão, chegando a bater nos patamares mais elevados em mais de 2 anos. NY na alta mais uma vez refletia as preocupações com a oferta, primeiro com a disponibilidade de robusta, com os produtores vietnamitas retendo o café e com problemas no clima para a safra futura, com seca em período de floradas, depois também com dúvidas produtivas no Brasil.

Porém, o mercado subiu demais e com sinais de estar sobrecomprado teve um movimento de correção técnica e realização de lucros de fundos e especuladores. Para julho, contrato referência agora, os preços bateram na máxima em US$ 2,45 a libra-peso, mas encontraram resistência e o movimento corretivo.

A alta do dólar contra o real e outras moedas exerceu pressão também sobre as cotações. O dólar elevado contra o real dá ainda maior competitividade às exportações brasileiras, que vêm em forte ritmo neste primeiro quadrimestre de 2024. E isso naturalmente é um aspecto baixista.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA