Ninguém tem mais energia limpa que o Brasil no mundo, afirma Alckmin no Cana Summit

1832

     Brasília, 10 de abril de 2024 – O Cana Summit, evento organizado pela ORPLANA – Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil, teve início na manhã desta quarta-feira em Brasília/DF, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

     O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, representou o presidente Lula na cerimônia e falou brevemente sobre a importância do setor sucroalcoleiro na transição energética.

     Alckmin, que também é o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, exaltou que os três temas principais que preocupam o mundo no momento são a segurança alimentar, a segurança energética e o clima.

     Como disse nosso ex-ministro Roberto Rodrigues, esses são os temas do momento, e o Brasil é protagonista de todos eles. Somos campeões em produção de alimentos; vamos ser o grande celeiro do mundo. Somos o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e maior produtor e exportador de açúcar. Portanto, somos protagonistas da segurança alimentar, graças também a um setor estratégico como é o da cana. Na segurança energética, o Brasil é o campeão da Energia Limpa.

Nossa eletricidade é composta de 55% energia gerada por hidrelétricas, e ainda temos 35% originada por fontes solares e energia eólica, além da biomassa e de cogeração, disse Alckmin.

     Ainda em relação à segurança energética, o vice-presidente Alckmin exaltou que 85% da frota de veículos brasileira é flexível, podendo rodar ou com gasolina ou etanol, ou com os dois. Além disso, nossa gasolina tem 27,5% de etanol anidro na sua composição. Ninguém no mundo tem isso. E com o projeto Combustível do Futuro a mistura vai chegar a 30%, exaltou Alckmin.

     Por fim, Alckmin destacou que no tema climático, o aquecimento global é uma realidade, citando que 2023 foi o ano mais quente de toda a série histórica. As mudanças climáticas afetam todo o planeta, todo o mundo biológico, abrindo as portas para as pandemias. Em 17 anos, enfrentamos cinco pandemias. O Brasil será o grande protagonista também no enfrentamento às mudanças climáticas, com a preservação da Amazônia. Aliás, quem promove o desmatamento não é o agricultor, mas sim o grileiro de terra, salientou o vice-presidente, arrancando aplausos da plateia, formada majoritariamente de produtores rurais.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA