Modelos já começam a sinalizar chuvas em MT e GO na segunda metade de abril – Rural Clima

486

Porto Alegre, 25 de março de 2024 – O alerta agroclimático da Rural Clima destacou que os modelos meteorológicos já começam a sinalizar a ocorrência de chuvas em Mato Grosso e Goiás na segunda metade de abril, o que é uma ótima notícia para os produtores que cultivaram milho safrinha um pouco mais tarde. Veja mais detalhes para a previsão do tempo nessa e nas próximas semanas.

O agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antônio dos Santos, sinalizou que após a passagem da frente fria, que atingiu parte do Sudeste, em especial o Rio de Janeiro e o Espírito Santo no final de semana, o tempo firmou na Região Sul. Essa condição deverá ser mantida ao longo da semana, por conta da atuação de uma massa de ar polar, que impede a formação de nuvens de chuva.

Na região Sudeste, a semana será marcada por chuvas, ainda que irregulares, que deverão ganhar maior intensidade a partir do começo de abril, com registros esperados para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Marco destaca que no sul de Mato Grosso do Sul e no Paraguai as chuvas devem retornar no começo da próxima semana, com a passagem de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil.

No Centro-Oeste e no Matopiba, Marco disse que estão previstos bons volumes de chuvas ao longo dos próximos 15 dias, por conta da atuação dos corredores de umidade mais voltados a faixa central e norte do Brasil.

O agrometeorologista faz o alerta de que nos próximos 30 dias os volumes de chuvas em áreas do norte do Paraná e do sul de Mato Grosso do Sul tendem a ser mais limitados, uma vez que os corredores de umidade estarão mais concentrados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná.

Marco afirma que no interior do Nordeste na região da Sealba os volumes de chuvas tendem a ser favoráveis ao longo dos próximos 30 dias. Ele acrescenta que apenas o interior da Bahia é de que deve receber precipitações um pouco mais irregulares no período.

Paraguai

Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, a semana deverá ser marcada pelo tempo firme no Paraguai, com uma elevação das temperaturas, especialmente na região do Chaco. Caso haja uma ocorrência de chuvas, serão formações extremamente localizadas.

Uma nova frente fria deve ingressar no Paraguai na virada de março para abril, trazendo chuvas para boa parte das regiões produtoras, com maior ou menor intensidade, que deverão durar até quarta-feira (3).

Já no dia 8, está prevista a passagem de uma nova frente fria pelo país, que deverá provocar chuvas, o que mostra uma tendência de ocorrências um pouco melhores ao longo de abril. A partir da segunda metade de abril, nos períodos em que as frentes frias não estiveram atuando, as temperaturas tendem a ficar um pouco mais amenas no país. Isso ocorre por conta do ingresso de massas de ar polar na retaguarda das passagens das frentes frias. Por enquanto, Ludmila detalha, porém, que não há preocupações quanto à possiblidade de ocorrência de geadas no Paraguai.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA