Onda de calor no Brasil deve perder força na próxima semana, com retorno das chuvas – Rural Clima

1037

Porto Alegre, 15 de março de 2024 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a forte onda de calor que atinge grande parte do Brasil deverá perder força a partir da próxima semana. Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a massa de ar quente e seca que ainda atua sobre boa parte América do Sul, atingindo a faixa mais norte da Argentina, Paraguai e toda essa faixa oeste do Brasil deve perder força a partir do domingo, quando haverá o avanço de frente fria pelo Brasil.

Entre hoje e amanhã poderá haver ainda muito calor sobre a Bolívia, Paraguai, Mato Grosso do Sul, noroeste do Paraná e São Paulo. Mas já se observa o ingresso de uma frente fria hoje, que deve trazer áreas de instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e a Argentina. Também há muita chuva mais ao norte do Brasil, por conta da zona de convergência. Se houver uma chuva em outras partes do Brasil, será muito pontual.

Marco afirma que ao longo do final de semana essa frente fria avança pelo sul do Brasil, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina levando chuvas a várias regiões produtoras. No domingo, haverá chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Paraguai, sul do Mato Grosso do Sul e em toda a faixa oeste do Brasil, atingindo o Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Pará e boa parte do Matopiba, com exceção apenas para o extremo sul do Piauí e o este da Bahia.

Durante a próxima semana, essas áreas de instabilidades continuam ganhando forças. No dia 20, início do outono, uma nova frente fria estará avançando e organizando melhor as linhas de instabilidade e provocando chuvas generalizadas em todo o Brasil, abrangendo especialmente boa parte das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Matopiba. De uma forma geral, a previsão é que venham ocorrer chuvas em grande parte do Brasil ao longo dos próximos 15 dias. “Até meados de abril também deve haver bons volumes de chuvas, com uma tendência de diminuição a partir da segunda metade de abril sobre a faixa central do Brasil. As chuvas deverão ficar mais concentradas no extremo norte do Brasil, pegando áreas como Rondônia, norte de Mato Grosso, norte de Minas Gerais, norte de Goiás, Matopiba e também o interior do Nordeste. Também deverá seguir chovendo relativamente bem sobre o Sul do Brasil”, conclui Marco.

Veja também detalhes do mercado de algodão

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA