PIB do Japão no 4T23 cai 0,1% em base trimestral na primeira leitura

519

Porto Alegre, 15 de fevereiro de 2024 – O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 0,1% no quarto trimestre de 2023 em base trimestral, e recuou 0,4% em base anual, de acordo com a primeira leitura publicada pelo gabinete do governo.

Os dados vieram abaixo das projeções dos analistas, que indicava alta de 1,4% em base anual.

“Embora a segunda contração consecutiva do PIB no quarto trimestre sugira que a economia do Japão está agora em recessão, as pesquisas empresariais e o mercado de trabalho contam uma história diferente. De qualquer forma, o crescimento deve permanecer fraco este ano, já que a taxa de poupança das famílias se tornou negativa”, afirma Marcel Thielant. chefe de economia da Ásia-Pacífico da Capital Economics.

“Decepcionantemente, a economia japonesa voltou a entrar em recessão técnica devido à fraca demanda doméstica. O Banco do Japão (BoJ) provavelmente se tornará ainda mais cauteloso em relação a qualquer mudança de política. Acreditamos que a opção de aumento da taxa em junho ainda é válida, mas com uma crescente possibilidade de atraso até o terceiro trimestre de 2024”, diz Min Joo Kang, economista sênior da Coreia do Sul e Japão da ING. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA