Cascavel, 6 de fevereiro de 2024 – O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, destacou, durante entrevista à Agência SAFRAS, no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), que a safrinha de milho do estado deve garantir o abastecimento, sem que haja, a princípio, uma necessidade de importação. “Ela poderia vir a acontecer, somente se o preço do cereal viesse a disparar, com uma possibilidade de compra do Paraguai”, avalia.
Ortigara destacou que a semeadura da safra no Paraná está avançando forte, por conta do ciclo mais curto da soja, que se antecipou entre 18 a 20 dias diante da seca que atingiu o estado a partir da segunda quinzena de dezembro do ano passado. A safrinha está estimada em pouco mais de 14 milhões de toneladas e trará um abastecimento suficiente para atender as indústrias e as integrações, contribuindo para a produção de carne, o que contribui para a agregação de valor.
Em termos de Brasil, Ortigara entende que a produção será menor frente ao ano passado e o país possivelmente não irá exportar as mais de 50 milhões de toneladas embarcadas em 2023.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA