Porto Alegre, 29 de janeiro de 2024 – Os principais índices do mercado de ações europeu fecharam em baixa nesta segunda-feira, com os investidores cautelosos sobre a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), nesta quarta-feira (31), além da expectativa da divulgação de mais balanços trimestrais.
Há espaço para que as expectativas de corte nas taxas dos Estados Unidos se recuperem esta semana, disse Jane Foley, chefe de estratégia cambial do Rabobank.
“Muitos economistas alertaram da última vez que Powell [Jerome Powell, presidente do Fed] iria reagir contra as expectativas do mercado de cortes nas taxas, e ele optou por não fazê-lo, por isso teremos que ver o que ele fará.”
“O setor tecnológico também está em destaque esta semana, com gigantes como Microsoft, Alphabet e Amazon programados para revelar os seus resultados financeiros do quarto trimestre. Estes relatórios não só fornecerão informações sobre a saúde financeira destas empresas, mas também poderão ter um impacto significativo no sentimento geral do mercado”, informa Sérgio Ávila, analista de mercado do IG.
Entre as empresas que divulgarão seus balanços estão Apple, Amazon, Alphabet, Meta e Microsoft. “O valor atual dessas 5 empresas soma um valor de mercado total de pouco mais de US$ 10 trilhões, colocando o valor total de todas as 5 em cerca de 50% do valor de mercado total da Nasdaq 100 . Esperemos que os números dos lucros desta semana sejam bons”, diz Michael Hewson, analista chefe de mercado da CMC Markets.
Mais cedo, Peter Kazimir, dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco Central da Eslováquia, expressou a perspectiva de que o início dos cortes de juros seja mais provável em junho do que em abril, contrariando as expectativas previamente precificadas pelo mercado.
Em um comunicado divulgado pelo BC da Eslováquia, Kazimir afirmou que, em sua visão, as taxas de juros já atingiram seu pico, indicando que o próximo passo provável será uma redução. Contudo, ele ressaltou que é prematuro definir a data exata para essa mudança na política monetária.
“Não vou tomar conclusões prematuras sobre este momento. Estou confiante de que o tempo exato para o início dos cortes é secundário para o impacto desta decisão”, disse ele.
Confira abaixo a variação e a pontuação dos índices europeus no fechamento:
FTSE-100 (Londres): -0,03%, 7.632,74 pontos
DAX-30 (Frankfurt): -0,34%, 16.903,06 pontos
CAC-40 (Paris): -0,13%, 7.630,97 pontos
FTSE MIB (Milão): -0,48%, 30.233,6 pontos
IBEX-35 (Madri): -0,54%, 9.888,10 pontos
SMI-20 (Zurique): +0,35%, 11.429,83 pontos
PSI-20 (Lisboa): -0,37%, 6.250,63 pontos
As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2024 – Grupo CMA