Regiões do centro e do norte do Brasil devem receber bons volumes de chuvas até quarta-feira – Rural Clima

606

Porto Alegre, 29 de janeiro de 2024 – Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, há chance para ocorrência de chuvas de hoje até quarta-feira no centro-norte do Brasil, atingindo grande parte de Rondônia e do Pará, Tocantins, Matopiba, norte de Goiás e norte de Minas Gerais. A meteorologista Ludmila Camparotto, destaca que há dois sistemas de baixa pressão atuando na costa próximo ao Sul do Brasil e que podem canalizar a umidade presente na região centro-norte, provocando chuvas de hoje até o meio da semana no leste da região Sudeste, pegando áreas do leste e sul de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro e leste do Paraná e o leste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A partir de quarta-feira, a instabilidade deve retornar ao sul de Mato Grosso, podendo provocar chuvas.

Na primeira semana de fevereiro, a instabilidade deve seguir presente no Centro-Oeste do Brasil e em áreas do Matopiba, provocando chuvas. Por conta de um sistema que se forma na Argentina entre o dia 4 e o dia 5, levando instabilidade ao Paraguai, deve voltar a chover em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e em algumas áreas do centro e do norte do Rio Grande do Sul, ainda que de forma mais irregular

Na virada da primeira para a segunda semana de fevereiro, um novo sistema deve se formar na Argentina no dia 8 e alimentar corredores de umidade para grande parte das áreas produtoras do Brasil. Assim esse sistema deve chegar novamente a São Paulo, ao Triângulo Mineiro e o sul de Goiás. De modo geral, deve chover desde o Rio Grande do Sul até a região do Matopiba. Ludmila alerta que, entre 8 e 10 de fevereiro, grandes volumes de chuvas estão previstos para Minas Gerais, Goiás, leste de Mato Grosso e o Matopiba.

Paraguai

Nos próximos cinco dias, a expectativa é de tempo mais aberto no Paraguai, exceto na região de fronteira com a Bolívia, pois os corredores de umidade ainda estão voltados para o centro-norte do Brasil.

Segundo Ludmila, apenas na primeira semana de fevereiro, entre os dias 4 e 6, é que um sistema deve levar chuvas irregulares ao sul do Paraguai e a região do Chaco.

Na segunda semana de fevereiro, um novo sistema deve se formar na Argentina, levando chuvas ao Paraguai, incluindo as regiões Sul e do Chaco. A tendência é de que a segunda quinzena de fevereiro possa ser um pouco melhor em termos de chuvas no Paraguai.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA