IPC da China cai 0,3% em dezembro em base anual

440

Porto Alegre, 12 de janeiro de 2024 – O índice de preços ao consumidor da China caiu 0,3% em dezembro em base anual, segundo dados do departamento de estatísticas do país. Em novembro, o índice havia caído 0,5%. Em base mensal, o índice de preços ao consumidor caiu 0,3%.

Os preços dos alimentos caíram 3,7% em relação a dezembro de 2022, enquanto os de bens de consumo caíram 1,1%, e o dos serviços subiram 1%. No acumulado de janeiro a dezembro, o índice de preços ao consumidor subiu 0,2% em base anual.

“Os efeitos do Ano Novo Chinês significam que a inflação será volátil a curto prazo. No entanto, ao longo deste ano, acreditamos que a deflação nos preços de alimentos e energia continuará a diminuir, enquanto a recuperação cíclica em curso na atividade econômica sustentará um leve aumento na inflação básica. Dito isso, o fraco crescimento global e o contínuo excesso de investimento na China significam que os riscos de deflação continuarão a pairar sobre sua economia por algum tempo”, afirma By Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da Ásia da Capital Economics.

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA