Porto Alegre, 18 de dezembro de 2023 – Segundo o alerta agroclimático da Rural Clima, nesta segunda-feira, uma frente fria que está se formando na Argentina deve avançar e provocar chuvas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, mas na região centro e norte do Brasil, bem como no Paraguai, o dia será marcado pela ausência de precipitações.
Segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, a partir de amanhã essa frente fria começará a avançar e as chuvas devem retornar a partir de quarta-feira em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, boa parte do Matopiba e na região Norte do Brasil. Também a partir do meio de semana está previsto o retorno das chuvas para a faixa leste das regiões Sul e Sudeste. Mas no norte do Paraná e em São Paulo as chuvas devem ocorrer somente de quinta-feira para sexta-feira.
Paraguai
O Paraguai deverá ter chuvas entre amanhã e quarta-feira. Segundo a meteorologista Ludmila Camparotto, as precipitações serão abrangentes e atingirão grande parte do país, embora na região oriental a expectativa seja de volumes maiores.
O restante da semana deverá ser marcado por instabilidade, mantendo a chance de ocorrência de chuvas, mesmo mais irregulares.
Na próxima semana, um novo sistema deve se formar sobre o Paraguai e provocar chuvas no dia 28 sobre faixa central do país. A tendência é de que até o final de janeiro o país registre a passagem de corredores de umidade, provocando chuvas. “Nesses momentos, as temperaturas tendem a ficar menos elevadas no país”, sinaliza.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA