Apesar do arrefecimento nas exportações de arroz, balança segue superavitária

424

Porto Alegre, 15 de dezembro de 2023 – O mercado de arroz encerra a primeira quinzena com uma movimentação modesta, com os preços oscilando de forma mista. “Uma conjunção de fatores, incluindo a redução na oferta e uma demanda robusta, tem impulsionado os preços do arroz em casca no Rio Grande do Sul para novos recordes nominais”, destaca o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira.  

Com o dólar pouco atrativo e os preços de exportação pouco competitivos, as vendas externas de arroz do Brasil (base casca) continuam apresentando um desempenho menos aquecido neste momento, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Nessa temporada comercial, entre março e novembro, as vendas externas totalizaram 1,463 milhão de toneladas base casca, em comparação com 1,553 milhão no mesmo período da temporada anterior.

As importações, por outro lado, aumentaram para 1,17 milhão de toneladas base casca, em comparação com 1,053 milhão no mesmo período da temporada anterior. “Ainda assim, a balança comercial do arroz mantém um superávit de aproximadamente 292,83 mil toneladas nesta temporada”, fria o consultor

Em relação aos preços, a média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista) encerrou o dia 14 cotada a R$ 123,23, apresentando um avanço de 1,15% em relação à semana anterior. Em comparação ao mesmo período do mês passado, havia uma alta de 9,64%. E um aumento de 35,60% quando comparado ao mesmo período de 2022.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA