Porto Alegre, 27 de novembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as próximas semanas deverão ser marcadas por chuvas mais regulares pelo Brasil, o que irá ajudar na realização dos tratos culturais e término do plantio da safra de soja.
Nessa segunda-feira (27), a previsão é de pancadas de chuvas sobre as faixas central e sul do Brasil. No oeste da Bahia, Piauí e Maranhão a tendência é de poucos volumes de precipitações durante o dia.
Na terça-feira (28), uma frente fria avançará pelo Brasil e levando chuvas para o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, metade sul de Mato Grosso do Sul, partes de São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já no Tocantins, Maranhão, oeste da Bahia, Piauí, norte de Minas Gerais, norte de Goiás e Pará há poucas chuvas previstas. Depois frente fria se descolará do Sul e do Sudeste para o oceano Atlântico e tendência será de menores chuvas na faixa norte do Brasil.
No final de semana, uma nova frente fria ingressará pelo sul do Brasil e organizará as linhas de umidade, levando chuvas mais regulares para o centro-norte.
Para o decorrer de dezembro e de janeiro, as chuvas seguirão mais frequentes sobre o centro-norte do Brasil, ajudando as lavouras, embora no Sul as precipitações também serão mantidas, atrapalhando o plantio da soja e a colheita das lavouras.
Em fevereiro, o indicativo é de que haja maiores volumes de chuvas no Norte do que no Sul do Brasil. Por enquanto, a Rural Clima indica que as chuvas na faixa central do país não deverão se prolongar além da segunda quinzena de abril, por conta do El Niño ainda ativo.
Paraguai
Os próximos dias serão marcados por chuvas na parte oriental do Paraguai, que podem ser pontualmente volumosas. Conforme a meteorologista Ludmila Camparotto, a frente fria que está no sul do país deve ganhar amplitude ao longo do dia, levando chuvas para a parte oriental e central, com volumes podendo ser mais irregulares nas demais áreas.
Mais para o final da semana, o tempo deve abrir novamente no Paraguai com o deslocamento das áreas de instabilidade para o Brasil. Contudo, a janela de tempo firme será curta, pois um novo sistema se formará no Paraguai, levando chuvas a boa parte do país no final de semana.
Na virada da primeira para a segunda semana de dezembro uma nova frente fria deverá trazer chuvas ao país novamente. Assim, deve haver precipitações pelo Paraguai em todas as semanas de dezembro.
Entre janeiro e março, Ludmila afirma que as chuvas seguirão ocorrendo ainda no Paraguai, mas com intervalos maiores de tempo aberto. As temperaturas deverão seguir elevadas em dezembro e janeiro na região do Chaco, onde as chuvas serão mais irregulares. Nas demais áreas, contudo, com precipitações mais seguidas, as temperaturas devem mais amenas.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA