Porto Alegre, 20 de novembro de 2023 – O Banco do Povo da China (PBoC, o banco central do país) anunciou nesta segunda-feira sua decisão de manter a taxa de juros de referência em 3,45% pelo quarto mês consecutivo. A decisão, em linha com as expectativas dos analistas.
De acordo com a atualização mensal publicada no portal do banco, a taxa de juros de referência de um ano permanecerá inalterada pelo menos até o próximo mês.
Além disso, o PBoC informou que a taxa anual de encargos efetiva global a cinco anos ou mais, que serve como referência para o crédito à habitação, também será mantida em 4,2%.
A maior parte dos empréstimos em vigor e recém-contratados na China está atrelada à LPR de um ano, ao passo que a taxa de cinco anos exerce impacto sobre os custos das hipotecas.
“Os responsáveis pelas políticas podem desejar mais tempo para avaliar o impacto da recente repricing dos contratos de hipoteca existentes antes de realizarem mais alterações na taxa de referência,” afirmou Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China na Capital Economics, em uma nota divulgada antes da fixação da LPR.
“No entanto, a visão geral é que, com o impulso econômico fraco e a pressão de baixa sobre o renminbi se revertendo, acreditamos que as reduções nas taxas ocorrerão em breve,” disse ele, acrescentando que espera que a China diminua a taxa de referência de empréstimos em 2 pontos percentuais (pp) no final do primeiro trimestre de 2024. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA