Porto Alegre, 17 de novembro de 2023 – As vendas da safra de café 2023/24 do Brasil ganharam ritmo com a alta nos preços do grão. O último levantamento da Consultoria SAFRAS & Mercado apontou um comprometimento por parte do produtor de 64% do potencial da safra até o último dia 13 de novembro.
“O produtor apareceu um pouco mais, rompendo a inércia anterior. E a comercialização só não foi mais expressiva por conta da postura ainda comedida do comprador”, disse o analista Gil Barabach.
O percentual de café comercializado até 13 de novembro envolve, além da venda física disponível, também as operações de troca e as travas junto às tradings, bem como as rolagens de negociação da safra passada.
As vendas evoluíram 8 pontos percentuais ao longo do último mês. Mas, mesmo com o bom avanço, o fluxo de comercialização continua ligeiramente abaixo de igual período do ano passado, quando alcançava 65% da produção, e aquém da média de 5 anos, que gira em torno de 66% da safra.
As vendas do café arábica chegam a 60% da produção, ainda abaixo de igual período do ano passado quando 62% já havia sido negociado e da média de 5 anos (64%). “A maior safra de arábica colhida esse ano justifica essa performance. E a demanda mais curta e compassada colabora com comercialização mais lenta em relação a média dos últimos anos”, salientou o analista.
Já a comercialização de café conilon está mais acelerada esse ano e alcança 72% da safra 2023, um salto de 10 pontos percentuais em relação ao mês anterior. E, com isso, as vendas atuais já superam os 66% vendidos em igual período do ano passado e dos 66% na média de 5 anos.
Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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