Grande parte do Brasil terá forte onda de calor e tempo seco na próxima semana – Rural Clima

764

Porto Alegre, 10 de novembro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a próxima semana será marcada por uma forte onda de calor pelo Brasil e pelo tempo seco.

Nesta sexta-feira (10), há registro de chuvas no extremo sul do Rio Grande do Sul e há possibilidade de ocorrências de algumas pancadas eventuais em Rondônia e no extremo oeste de Mato Grosso.

No final de semana, haverá chuvas no Rio Grande do Sul e, na segunda-feira (13), esse sistema avança e começa a atingir partes de Santa Catarina, do Paraguai e o extremo sul do Paraná. Já na faixa central e norte do Brasil o tempo ficará aberto e com pouco risco de chuvas durante a semana, com destaque para o forte calor.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos alerta que as temperaturas deverão ficar muito elevadas no noroeste de São Paulo, Paraguai, Mato Grosso do Sul, Bolívia, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Goiás e parte de Minas Gerais na semana que vem, acima de 46 graus.

Marco ressalta que o tempo ficará seco e com temperaturas extremamente elevadas como não se via há muito tempo. Essa onda de calor, causada por vários fatores, como as temperaturas elevadas no Pacífico e no Atlântico, a seca na Amazônia e o fenômeno El Niño, deixam o Brasil como uma “panela de pressão”.

Na próxima sexta-feira (17), áreas de instabilidade começam a ganhar força no Brasil Central por conta de uma nova frente fria que estará avançando sobre a Região Sul. Esta deverá trazer chuvas mais generalizadas após o dia 20 na faixa central e norte do país. Já no sul o tempo ficará mais aberto na terceira semana de novembro.

Marco acrescenta que, após o dia 20, a tendência é de que as chuvas fiquem mais frequentes na faixa central do Brasil, permitindo um melhor desenvolvimento para a soja, café, cana e outras culturas.

Paraguai

No Paraguai, instabilidades vindas do norte da Argentina e do Rio Grande do Sul devem se intensificar ao longo do final de semana, levando chuvas para a região do Chaco, sul e oriental do país, bem como na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná. Em partes do Paraguai sem chuvas, as temperaturas devem ser elevadas, ao longo de 40 graus, no final de semana.

A meteorologista Ludmila Camparotto informa que o Paraguai terá chuvas e tempo instável em várias áreas na próxima semana. Já entre os dias 18 e 20, um novo sistema deverá se formar e levar mais chuvas para o norte do Paraguai e o sul de Mato Grosso do Sul. Ela acrescenta ainda que no restante de novembro, em dezembro e janeiro as chuvas seguirão regulares no Paraguai.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA