Soja certificada, da Cargill, cresce 19% com maior engajamento de produtores

931

Porto Alegre, de outubro de 2023 – O Programa 3S, criado pela Cargill em 2010, é um projeto de melhoramento contínuo focado na sustentabilidade das fazendas que apoia o produtor na evolução dos indicadores sociais, ambientais e produtivos.

Em 2022 o programa aumentou em 19% o volume de soja certificada no Brasil, em relação ao período anterior. O crescimento está alinhado com uma série de atividades que a Cargill tem desenvolvido para apoiar uma cadeia produtiva livre de desmatamento e uma produção cada vez mais sustentável. A partir de visitas regulares e assistência técnica do IBS, o Programa 3S verifica cinco principais pontos: uso sustentável do solo, Boas Práticas Agrícolas (BPAs), relações com a comunidade e Direitos Humanos, melhoramento contínuo e emissão de gases de efeito estufa.

Ao todo, 216 fazendas participaram do programa ao longo da safra 2021/2022 e, quando somadas, correspondem a pouco mais de 605 mil hectares de área agrícola, em oito estados brasileiros: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Minas Gerais, Bahia e Maranhão. Neste ano, 149 produtores que comercializam a soja 3S receberão o prêmio. Cerca de 55% do lucro líquido obtido pela Cargill com as vendas será destinado ao pagamento do prêmio aos produtores, de acordo com sua categoria no programa e volume certificado entregue.

A ação reconhece a implementação de práticas sustentáveis na agricultura e o engajamento do produtor rural. As propriedades que participam do programa cumprem requisitos de mercados exigentes, como desmatamento zero desde 2008, Boas Práticas Agrícolas, bem-estar do trabalhador rural, gestão de gases de efeito estufa (GEE) e melhoramento contínuo dos seus indicadores.

O programa é reconhecido pela The European Compound Feed Manufacturers’ Federation (FEFAC), entidade que representa associações nacionais em 24 estados-membro da União Europeia.

“Com o 3S reforçamos nosso compromisso de contribuir com uma cadeia produtiva mais sustentável. Estimular e reconhecer o produtor certificado, que cumpre sua parte de responsabilidade, é fundamental para o fortalecer práticas sustentáveis e de baixo carbono na cadeia da soja brasileira”, destaca Letícia Kawanami, Diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul.

As informações são da assessoria de imprensa da Cargill.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA