Porto Alegre, 25 de outubro de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta quarta-feira majoritariamente em alta, em meio aos esforços da China em expandir seus estímulos econômicos.
Na terça-feira, o principal órgão legislativo chinês aprovou um plano para emitir 1 trilhão de iuanes (cerca de US$ 137 bilhões) em bônus soberanos extras, com o objetivo de impulsionar a economia do país.
Do valor total dos bônus, metade será reservada para uso ainda antes do final deste ano, enquanto a outra metade estará disponível em 2024.
“O legislativo nacional da China acabou de aprovar um plano orçamentário para aumentar a taxa de déficit fiscal para 2023 para cerca de 3,8% do seu PIB, o que estava acima dos 3% iniciais estabelecidos em março, e está programado para emitir dívida soberana adicional no valor de 1 trilhão de iuanes no quarto trimestre”, diz o analista sênior de mercado da Oanda, Kelvin Wong.
“Essa última rodada de estímulo fiscal adicional sugere que os principais formuladores de políticas da China estão ampliando as medidas iniciais direcionadas para lidar com a contínua escassez de liquidez no mercado imobiliário doméstico, bem como reverter o persistente sentimento fraco inerente no mercado de ações”, acrescenta.
Enquanto isso, o índice sul-coreano Kospi destoou de seus pares e encerrou a sessão em queda, pressionado por ações de fabricantes de baterias para veículos elétricos que apresentaram balanços trimestrais decepcionantes.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,67%, 31.269,92 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +0,55%, 17.085,33 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,40%, 2.974,11 pontos
Kospi (Seul): -0,85%, 2.363,17 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA