Chuvas se concentram na faixa central e no sul do Brasil nos próximos cinco dias – Rural Clima

641

Porto Alegre, 13 de outubro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, nos próximos cinco dias, as chuvas devem se concentrar pela faixa central e o sul do Brasil. Pode haver precipitações no Paraná, em áreas do Tocantins e no leste do Maranhão.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que os corredores de umidade seguem atuando sobre a faixa central do país e, com isso, há previsão de chuvas sobre o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo até amanhã. No Rio Grande do Sul, assim como na Argentina, Paraguai, Santa Catarina e Paraná o tempo tende a ficar mais firme até o domingo. Na faixa norte do Brasil, o tempo também tende a seguir mais aberto nos próximos dias.

No sábado à noite, corredores de umidade voltam a passar pela faixa central do Brasil e, por conta disso, pode haver chuvas no domingo em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e norte de Mato Grosso do Sul, embora de forma irregular.

No domingo à noite, um novo sistema entra no Rio Grande do Sul e leva chuvas pontuais ao estado. Na segunda-feira, porém, o ingresso de uma nova frente fria provocará chuvas sobre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná e Paraguai.

Entre o dia 18 e 22 de outubro, Santos revela que as chuvas ficarão mais concentradas no centro e sul do Brasil, com o tempo mais aberto no restante do país. Já na última semana de outubro a tendência é de melhores chuvas no centro norte do Brasil, muito embora o oeste da Bahia, o Piauí e o Maranhão devam seguir com poucas chuvas.

Na virada de outubro para novembro, o agrometeorologista comenta que as chuvas devem voltar para a metade norte do Brasil. O mês de novembro, por sua vez, será extremamente chuvoso em todo o Brasil.

Paraguai

Após chuvas irregulares no norte do país, o tempo tende a ficar mais aberto no Paraguai até o começo da próxima semana. A meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que um novo sistema deve avançar pelo sul paraguaio e provocar chuvas na segunda-feira, que podem vir em forma de tempestades, com queda de granizo na região.

Esse sistema deve deixar o tempo mais instável sobre o Paraguai, avançando também para a parte central e a região de fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná, onde podem ocorrer precipitações mais irregulares.

Ludmila ressalta que as temperaturas, de modo geral, devem seguir mais elevadas sobre o Paraguai nos próximos dias.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA