Preços globais do açúcar atingem patamar mais alto desde 2010

501

    Porto Alegre, 9 de outubro de 2023 – O indicador de preços globais do açúcar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) somou 162,7 pontos em setembro, alta de 9,8% (14,5 pontos) contra agosto, subindo pelo segundo mês consecutivo e atingindo o patamar mais elevado desde novembro de 2010.

Conforme a FAO, a disparada nos preços do açúcar esteve ligada principalmente a preocupações mais agudas sobre um aperto na oferta na temporada 2023/24 em termos globais. Isso reflete preponderantemente projeções preliminares de declínio na produção de importantes origens, como a Índia e a Tailândia, por conta de um clima mais seco que o normal, condição associada com o fenômeno El Niño.

Cotações internacionais do petróleo mais elevadas também contribuíram para a disparada do açúcar em setembro. No entanto, a grande safra brasileira em 2023, em meio a um clima favorável em grande parte do cinturão produtor de cana-de-açúcar, combinada com o enfraquecimento do real ante o dólar, limitou o ganho do indicador da FAO para o preço da commodity.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA