Porto Alegre, 6 de outubro de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, corredores de umidade devem trazer bons volumes de chuvas sobre a faixa mais norte e sul do Brasil nos próximos dias.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que há corredores de umidade atuando sobre a faixa mais ao norte do Brasil, trazendo chuvas nessa sexta-feira para alguns pontos do Vale do Araguaia, Tocantins e Minas Gerais. Há grandes volumes de chuvas previstos também para a região mais norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e extremo sul do Paraná, o que pode trazer novos transtornos com o encharcamento do solo e os níveis dos rios bastante elevados.
Para amanhã (7), as condições seguem bastante complicadas em termos de clima para a faixa norte e leste do Rio Grande Sul, Santa Catarina e partes do Paraná. “Esse sistema, que trará muito transtorno e chuvas torrenciais para o sul, também deixará o tempo instável sobre a parte norte e central do Brasil. As chuvas devem atingir também o sul de Mato Grosso do Sul, Paraguai, São Paulo, Goiás, Mato Grosso. Aos poucos, esse sistema subindo pelo Brasil e levando chuvas”, destaca.
No dia 9, grande parte das áreas produtoras do Tocantins, Maranhão, Piauí podem ter algumas chuvas, bem como o Oeste da Bahia, de forma irregular. “Essas chuvas atingem grande parte dessa faixa central e vão se consolidando”, comenta.
Marco disse que os altos volumes registrados na região Sul do Brasil recentemente estão trazendo altos transtornos para os produtores de arroz, milho, trigo e até mesmo ao plantio da soja, que vai ocorrer de forma muito irregular ou até mesmo com atrasos em outubro por conta dessas chuvas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Já no Paraná, como as chuvas não estão tão frequentes, o plantio vem avançando bem. As chuvas previstas em áreas de cana-de-açúcar e café do Sudeste favorecerão o desenvolvimento das lavouras, ainda que atrapalhem um pouco a colheita”, avalia.
O agrometeorologista sinaliza que as chuvas no leste do Pará, Maranhão, Piauí ainda vão ocorrendo com uma certa irregularidade, mas, aos poucos, estarão retornando. Para o sul do Brasil as chuvas devem seguir ocorrendo entre os dias 11 e 15 de outubro, com bons volumes previstos novamente.
Os mapas semanais mostram muitos volumes de chuvas para o sul do Brasil e uma ocorrência gradativa de precipitações, embora em menores volumes, para a faixa central. “Aos poucos as condições de chuvas irão melhorar, favorecendo o plantio e o desenvolvimento das lavouras”, afirma.
O extremo norte doeste da Bahia, Piauí e partes do Maranhão ainda vão ter chuvas irregulares pelo menos até o início de novembro. Em toda a faixa do Sudeste e central as condições de chuvas melhorarão muito já na próxima semana.
Quanto às temperaturas, essas continuam ligeiramente altas, mas já não elevadas, por conta das frentes frias que estão passando pelo Brasil nos próximos dias, impedindo o comprometimento das safras, sejam de grãos, sejam perenes.
Paraguai
No Paraguai, a meteorologista Ludmila Camparotto sinaliza que há muitas áreas de instabilidade sobre a região centro-norte do Brasil, trazendo nebulosidade ao país. Há expectativas para chuvas entre hoje e amanhã, principalmente nessa região mais ao sul, que em certo momento poderão vir a ser mais intensas, com ocorrência de ventos.
Esse sistema avança entre o sábado e o domingo mais para o norte e a região central do Paraguai, atingindo também áreas de fronteira com o Mato Grosso do Sul. Após as chuvas passarem por praticamente todas as regiões do Paraguai, o tempo fica pouco mais aberto no início da próxima semana.
Entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12) haverá a formação de um novo sistema que terá chuvas novamente ao país, mais para a faixa central, que podem ser potencialmente mais intensas. “Essas instabilidades podem estar associadas a eventos mais intensos de chuvas e de ventos, o que é preciso atenção”, pontua.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA