Café tem desvalorização em NY diante da subida do dólar contra real e outras moedas

418

     Porto Alegre, 27 de setembro de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços mais baixos.

Após os ganhos da terça-feira, NY retomou sua trajetória de queda. Dessa vez, a valorização do dólar contra o real e outras moedas exerceu pressão sobre as cotações. Há temores de que o Banco Central americano (Fed, o Federal Reserve) volte a elevar juros, ou que os mantenha em patamares elevados por mais tempo, para conter a inflação no país. Isso traz pressão de alta do dólar contra outras moedas.

A subida do dólar em relação ao real estimula e dá competitividade ainda maior às exportações brasileiras, fator naturalmente baixista para o café em NY. Assim, o arábica para dezembro voltou a fechar abaixo de US$ 1,50 a libra-peso. Na mínima do dia bateu em 147,55 centavos de dólar. Mas encontrou um suporte importante, respeitando o fundo duplo recente em 147,20/147,30 a libra-peso, o que mostra ser um patamar sólido para o mercado romper se for dar sequência à descida.

Além disso, as perdas foram limitadas pelas indicações de um clima quente e de chuvas irregulares no cinturão cafeeiro do Brasil. Isso é uma ameaça às floradas, ao pegamento das floradas e, portanto, à safra de 2024.

No dólar, o mercado precifica um aumento adicional dos juros ainda em 2023, o que valoriza a moeda estadunidense globalmente. O analista da Potenza Investimentos Bruno Komura, entende que mercado viu o pedido de bens duráveis, que subiram 0,2% em agosto, acima das expectativas (-0,5%), como um sinal aterrisagem suave (soft landing, na expressão em inglês), que consistente em controle da inflação sem deixar de crescer.

    Komura, contudo, entende que passada a alta dos juros futuros nos Estados Unidos e a possibilidade de shutdown seja descartada, o fluxo estrangeiro tende a voltar para o Brasil e o real voltar ganhar força novamente, já que as condições domésticas estão melhorando.

     Os contratos com entrega em dezembro/2023 fecharam o dia a 149,25 centavos de dólar por libra-peso, queda de 1,60 centavo, ou de 1,1%. A posição março/2024 fechou a 150,35 centavos, baixa de 1,55 centavo, ou de 1,0%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA