Açúcar pode subir para 30 centavos em Nova York – SAFRAS Agri Week

601

Porto Alegre, 21 de setembro de 2023 – As cotações internacionais do açúcar vêm disparando, e atingiram os patamares mais altos dos últimos 12 anos nos mercados futuros. Em Nova York, balizadora do mercado mundial, os contratos com entrega em outubro do açúcar bruto foram alçados para a marca de 27,62 centavos de dólar por libra-peso na sessão do dia 19 de setembro, nível mais elevado desde 2011. Os preços vem sendo puxados por temores com chuvas irregulares e abaixo da média na Ásia e suas possíveis implicações sobre as safras de cana da Índia e da Tailândia, os maiores produtores de açúcar do continente.

Em apresentação na sexta edição do SAFRAS Agri Week, o analista e consultor da Consultoria SAFRAS & Mercado, Maurício Muruci, ratificou que a recente escalada nos preços globais do açúcar foi impulsionada pelos temores com o clima mais seco na Ásia, e ainda projetou que as cotações devem continuar subindo até o final do ano, não descartando que o primeiro contrato da ICE Futures US (Bolsa de Nova York) avance para até 30 centavos por volta de dezembro.

Segundo Muruci, as chuvas vão passar a ser mais fortes e frequentes sobre as principais regiões canavieiras do Brasil nos próximos meses, atrapalhando a reta final da safra 2023/24 da principal área produtora do maior produtor e exportador global de açúcar. Isso vai fazer com que as usinas deixem de colher até 80 milhões de toneladas de cana, que ficarão no campo para serem ceifadas e processadas apenas em 2024.

A Consultoria SAFRAS & Mercado projeta que a moagem de cana total do Centro-Sul fique em 580 milhões de toneladas em 2023/24 (abril-maio), ante 545 milhões em 2022/23. A produção de açúcar deve aumentar de 33 milhões de toneladas para 41 milhões de toneladas.

A safra de cana 2022/23 do Centro-Sul foi severamente afetada por adversidades climáticas, como geadas e estiagens, e apresenta uma boa recuperação até agora em 2023/24.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA