Porto Alegre, 28 de agosto de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana será marcada por chuvas na faixa central do Brasil e pelo tempo aberto no Centro-Sul do país.
A meteorologista Ludmila Camparotto destaca que a massa de ar polar seguirá atuando sobre o Centro-Sul, embora, gradativamente, as temperaturas começarão a subir. “A última madrugada foi gelada, especialmente no Rio Grande do Sul, com mínimas de 1,1 grau em Bagé, 0,7 grau em Jaguarão, 1,5 grau em Dom Pedrito, 2,7 graus em Lagoa Vermelha e 2,7 graus negativos em Cambará do Sul, com relatos de geadas pontuais”, comenta.
Também em Santa Catarina fez bastante frio, assim como no sul do Paraná, com mínimas de 5,3 graus em Inácio Martins e 8,2 graus em São Mateus do Sul. “Em áreas de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também fez frio nessa madrugada, com mínimas ao redor de 10 graus”, pontua.
Ludmila disse que a semana será marcada por chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, o que deve atrapalhar as operações nos portos. Entre hoje e amanhã pode haver chuvas na Bahia, Tocantins e Goiás. Em Rondônia, no centro e norte de Mato Grosso, no sul do Pará e no Mato Grosso do Sul pode chover entre terça-feira e quarta-feira.
Entre sexta (1) e sábado (2), um novo sistema levará chuvas ao norte da Argentina, Uruguai, Paraguai e Região Sul do Brasil. “O sistema avançará no sábado sobre o centro e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Assim o final de semana será marcado por chuvas sobre o Paraguai e grande parte da Região Sul. No decorrer da próxima semana esse sistema avançará e atingirá áreas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Já no feriado de 7 de setembro deve haver chuvas novamente sobre o Sul do Brasil, que avançarão e atingirão parte de São Paulo também”, sinaliza.
Paraguai
No Paraguai, Ludmila sinaliza que chuvas estão previstas para ocorrer no intervalo dos próximos 15 dias sobre a região oriental do país. “O tempo aberto no país deve durar entre quinta-feira e sexta-feira, quando um novo sistema se forma, levando chuvas primeiramente ao sul paraguaio. Depois essas precipitações irão se espalhar sobre a parte oriental no final de semana e início da próxima semana, atingindo áreas centrais também. Na região do Chaco a chuva será mais irregular”, afirma.
Ludmila informa que entre os dias 6 e 7 de setembro um novo corredor de umidade se formará e levará chuvas ao Paraguai.
No que tange ao frio, não há expectativa de queda das temperaturas a ponto de trazer preocupações aos produtores nas próximas semanas.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!