Porto Alegre, 16 de agosto de 2023 – A produção industrial dos países que compõem a Eurozona subiu 0,5% em junho na comparação com maio e caiu 1,2% em relação a junho de 2022. Os dados foram divulgados pela agência de estatísticas Eurostat, e vieram acima do previsto pelo mercado: de queda de 0,6% em base mensal e de queda de 4,2% em base anual.
Em maio, a produção industrial da Eurozona havia ficado estável em base mensal e teve queda de 2,5% em base anual (dados revisados). Para o grupo dos 27 países que compõem a União Europeia, a produção industrial subiu 0,4% em junho ante abril.
Entre os setores que compõem o índice, se destacam o crescimento da indústria de produção de energia, com 0,5%; os setores que tiveram queda foram os de bens duráveis, com 0,1%; o de bens de capital, com 0,7%; e de bens intermediários, com 0,9%.
PIB da Eurozona no 2T23 sobe 0,3% ante 1T23 em leitura preliminar
O Produto Interno Bruto (PIB) da Eurozona no segundo trimestre de 2023 subiu 0,3% na comparação com os três meses anteriores e avançou 0,6% em relação ao segundo trimestre de 2022, segundo dados preliminares publicados pela agência de estatísticas Eurostat. Os números vieram em linha com a expectativa do mercado.
No primeiro trimestre de 2023, o PIB da Eurozona havia ficado estável na comparação trimestral.
Na União Europeia (UE), o PIB ficou estável no segundo trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior, e avançou 0,2% no primeiro trimestre de 2023. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o PIB da União Europeia subiu 0,5%. Com informações da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!