Massa de ar polar deixará tempo aberto em quase todo Brasil na próxima semana – Rural Clima

532

Porto Alegre, 11 de agosto de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, chuvas atingem nessa sexta-feira a faixa norte e leste do Rio Grande do Sul, bem como partes de Santa Catarina e do Paraná. A instabilidade deve ganhar força no final de semana, levando chuvas para Santa Catarina, mas sem avançar pelo interior do Brasil, uma vez que a frente fria irá se deslocar para o Atlântico.

O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos informa que, na sequência da passagem dessa frente fria ingressa uma massa de ar polar, que irá provocar o resfriamento da temperatura no Sul do Brasil. Há uma pequena chance de geadas entre o domingo e a segunda-feira em algumas partes do Rio Grande do Sul, sem ocorrência nas demais regiões do país. Já a semana que vem será marcada pelo tempo aberto em quase todo o Brasil, com exceção da faixa litorânea do Nordeste e do extremo noroeste do Brasil, onde as precipitações continuarão sendo registradas”, informa.

Mais próximo do final da próxima semana, quando a massa de ar polar perde força, um novo sistema ingressará no Rio Grande do Sul no dia 18 trazendo chuvas. “Esse sistema avançará no sábado (19) para áreas de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, provocando precipitações. Há chance de chuvas também em áreas de São Paulo”, comenta.

Santos revela que na terceira semana de agosto é esperado o retorno das chuvas para várias partes do Brasil Central, como São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. “As chuvas devem se estender em setembro, outubro e novembro também, gerando boas condições ao plantio da nova safra de soja e milho, que deve ocorrer dentro da normalidade. Para as colheitas de café, cana-de-açúcar e laranja a expectativa de chuva preocupa, mas nada de forma alarmante”, sinaliza.

Paraguai

De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o tempo instável hoje no oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná pode trazer alguma nebulosidade ao Paraguai, especialmente no leste do país, onde pode chover de forma irregular. No sábado as áreas de instabilidade podem se intensificar provocando precipitações em áreas do Paraguai no final de semana.

Na próxima semana, por conta da atuação de uma massa de ar polar, o tempo volta a abrir no Paraguai, com o declínio da temperatura, com as mínimas ficando entre 8 e 10 graus. “Ao longo da semana, contudo, as temperaturas vão se elevando gradativamente”, afirma.

Ludmila comenta que há chance de retorno das chuvas no final da próxima semana, entre os dias 18 e 19, que devem ficar mais restritas a parte oriental do Paraguai. “As precipitações devem ser normais no país a partir de setembro, garantindo um plantio da próxima safra de grãos dentro da normalidade”, conclui.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!