Porto Alegre, 11 de agosto de 2023 – O déficit comercial do Reino Unido somou 15,9 bilhões de libras em junho em comparação com maio, de acordo com dados divulgados pelo escritório de estatísticas britânico.
As exportações somaram 31,5 bilhões de libras em junho, o que representa uma alta de 1,8% em relação a maio. As importações atingiram 47,4 bilhões de libras, uma queda de 5,8% em termos mensais.
Já o saldo da balança comercial com países fora da União Europeia (non-EU) teve déficit de 3,2 bilhões de libras em junho ante maio, com exportações de 16,7 bilhões de libras e importações de 19,9 bilhões.
PIB do Reino Unido cresce 0,5% em junho ante maio
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,5% em junho ante maio, quando havia registrado queda de 0,1% em leitura revisada, de acordo com estimativas do Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. A previsão era de queda de 0,2% em base mensal.
A estimativa do departamento é que o crescimento do PIB dos últimos três meses até junho de 2023 tenha sido de 0,2% em relação aos últimos três meses até maio.
A produção cresceu 1,8% em junho, após queda de 0,6% em maio. Já o setor de serviços cresceu 0,2% em junho, depois da estabilidade registrada em maio.
Produção industrial do Reino Unido cresce 1,8% em junho ante maio
O índice de produção industrial do Reino Unido subiu 1,8% em junho ante maio e está 2,4% acima de fevereiro de 2020, considerado o último mês de referência antes da pandemia da covid-19. As informações foram divulgadas pelo departamento nacional de estatísticas. É o maior crescimento registrado desde agosto de 2020.
No setor manufatureiro, principal componente da produção industrial britânica, a produção avançou 1,7%. Outro setor que contribuiu para o crescimento foi o do de suprimentos de água e esgoto, com alta de 0,2%. Já o de eletricidade e gás se manteve estável, e o de mineração e extração teve queda de 0,1%.
A manufatura teve 11 de seus 13 subsetores contribuindo positivamente para o crescimento em junho de 2023. As informações partem da Agência CMA.
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!