Ações da Ásia fecham em alta com promessa do BC chinês de mais estímulos à economia

361

     Porto Alegre, 4 de agosto de 2023 – Os principais índices do mercado de ações asiáticos encerraram o pregão desta sexta-feira em alta, com os investidores analisando a divulgação, por parte do Banco do Povo da China (Pboc, o banco central do país), de mais estímulos à economia.

     O anúncio, feito mais cedo nesta sexta-feira, diz que o banco central chinês vai reduzir impostos e implementar apoio financeiro a empresas privadas. Essa medida fez subir – embora de forma moderada – as bolsas da China e Hong Kong.

     “É necessário aumentar ainda mais os incentivos fiscais e fiscais preferenciais para pequenas e microempresas e indústrias individuais e familiares”, afirmou em entrevista coletiva Wei Yan, vice-diretor do Departamento de Tributação do Ministério das Finanças do governo chinês.

     O mercado tem feito uma leitura positiva. Porém, não há detalhes específicos sobre essas medidas. Com isso, tentam recuperar a confiança dos investidores em um contexto de desaceleração economia do país”, afirmam os analistas do Bankinter.

     Os investidores também aguardam a divulgação do payroll nos Estados Unidos, logo mais às 9h30 (horário de Brasília). Segundo analistas ouvidos pela CMA, o país deve criar 200 mil novas vagas de trabalho. Antes, nesta semana, o relatório da ADP trouxe a informação de que foram criadas 324 mil vagas de trabalho na iniciativa privada.

     “Os dados de folha de pagamento dos Estados Unidos de hoje provavelmente continuarão a mostrar a resiliência da economia norte-americana”, afirma Michael Hewson, analista chefe de mercado da CMC Markets.

Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:

Nikkei 225 (Tóquio): +0,10%, 32.192,75 pontos

Hang Seng (Hong Kong): +0,61%, 19.539,46 pontos

Xangai Composto (Xangai): +0,23%, 3.288,08 pontos

Kospi (Seul): -0,10%, 2.602,8 pontos

Confira abaixo a variação na semana:

Nikkei 225 (Tóquio): -1,73%

Hang Seng (Hong Kong): -1,89%

Xangai Composto (Xangai): +0,37%

Kospi (Seul): -0,21%

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA