Porto Alegre, 28 de julho de 2023 – O lucro líquido aos acionistas da Vale diminuiu 78,2% no segundo trimestre, para US$ 892 milhões, enquanto a receita líquida encolheu 13,3%, para US$ 9,67 bilhões. Os fatores que impactaram o resultado foram prejuízo operacional proforma de US$ 1,4 bilhão por menores preços realizados de minério de ferro e níquel, descaracterização de nove barragens relacionadas a Brumadinho, resultados financeiros negativos em US$ 978 milhões, US$ 881 milhões em tributos, entre outros.
O ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) em termos ajustados – que incluem dividendos recebidos e juros de empréstimos de coligadas e joint ventures, mas excluem depreciação, exaustão e amortização e redução ao valor recuperável e baixa de ativos não circulantes – diminuiu 26,3%, para US$ 3,874 bilhões. O ebitda ajustado proforma, que exclui despesas relacionadas ao desastre de Brumadinho e às doações relacionadas à covid-19, caiu 25,1%, para US$ 4,15 bilhões.
Os custos e despesas gerais da Vale encolheram 1,4%, para US$ 6,41 bilhões, enquanto as despesas relacionadas ao rompimento da barragem de Brumadinho caíram 3,2%, para US$ 271 milhões. Os investimentos da mineradora encolheram 6,6%, para US$ 1,21 bilhão.
Por área de negócio, a receita da Vale na unidade de minerais ferrosos encolheu 13,8%, para US$ 7,78 bilhões, enquanto no segmento de metais básicos o faturamento foi de US$ 1,87 bilhão.
No trimestre, o preço médio realizado na venda de finos de minério de ferro caiu 13,1% na comparação anual, para US$ 98,50 por tonelada. O preço médio de venda de minério de ferro em pelotas caiu 20,3%, para US$ 160,40 por tonelada.
A dívida líquida da companhia ao fim do segundo trimestre cresceu 65,7%, para US$ 8,908 bilhões, o que equivale a 0,6 vez o ebitda ajustado em dólar acumulado pela Vale num período de 12 meses. Um ano antes, este índice era de 0,2 vez. O fluxo de caixa livre da mineradora cresceu 33712,6%, para US$ 776 milhões.
As informações são da Agência CMA.
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Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS
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