Tempo aberto deve predominar no Brasil durante o final de semana – Rural Clima

469

Porto Alegre, 21 de julho de 2023 – O tempo aberto deve predominar no Brasil durante o final de semana, de acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima. A meteorologista Ludmila Bardin disse, porém, que em áreas do sul e leste do Rio Grande do Sul podem registrar chuvas entre hoje e amanhã. Haverá nebulosidade também no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná, com chance de chuvas pontuais. “No Sudeste, há nebulosidade e chance de chuvas no final de semana no Rio de Janeiro, Espírito Santo, leste e nordeste de Minas Gerais e sul da Bahia. Em Sergipe, Pernambuco e Alagoas o tempo ficará nublado também, assim como no litoral da Paraíba, com chance de chuvas”, informa.

Entre terça-feira (25) e quarta-feira (26), uma nova frente fria começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul, levando chuvas para áreas do sul do Estado. “Na quarta-feira ele avançará para as demais áreas gaúchas, levando precipitações a grande parte das áreas produtoras. Também trará linhas de instabilidade sobre o Paraguai, com chance de chuvas no sul e fronteira com o Mato Grosso do Sul, bem como em Santa Catarina, Paraná e centro-sul de Mato Grosso do Sul. Há chance de chuvas irregulares também no sul de São Paulo e de Minas Gerais”, destaca.

As temperaturas devem cair na retaguarda da frente fria, mas não a ponto de afetar as lavouras. O Rio Grande do Sul e o sul do Paraguai devem ter mínimas ao redor de 6 graus. Áreas de café e cana-de-açúcar seguem sem riscos para geadas.

No que tange a agosto, Ludmila afirma que as chuvas estarão mais concentradas sobre a Região Sul do Brasil, podendo atingir Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraguai. “Pode haver pancadas irregulares de chuvas também na parte central do Brasil ao longo do próximo mês, atingindo áreas de Mato Grosso, Rondônia, Goiás e Minas Gerais”, acrescenta.

Paraguai

O tempo deve ficar aberto e com gradativa elevação das temperaturas no Paraguai até terça-feira, beneficiando os trabalhos no campo. O tempo começa a mudar na terça-feira e, entre os dias 26 e 27, há chance de chuvas no Paraguai, mas irregulares. “Após a passagem dessa frente fria as temperaturas irão recuar e ficarão amenas, sem maiores preocupações para as lavouras de milho segunda safra e trigo”, pontua.

Para agosto, os modelos indicam maiores volumes de chuvas para o Paraguai e temperaturas amenas, mas sem riscos para o desenvolvimento do trigo. “Para setembro e outubro os modelos também indicam boas chuvas para o país”, complementa.

Estados Unidos

Ludmila sinaliza que os próximos dias devem ser marcados por chuvas em várias regiões dos Estados Unidos, ora com mais, ora com menos intensidade, melhorando os níveis de umidade do solo. “No entanto, há preocupações com a onda de calor, que deverá seguir atuando sobre a faixa oeste, central e sul dos Estados Unidos na próxima semana”, alerta.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA