Porto Alegre, 18 de julho de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta de quase 2%, depois que a China disse que agirá para apoiar o crescimento econômico dentro do país.
Nos Estados Unidos, dados recentes motivaram a maioria dos traders a acreditar que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) deve interromper mais uma vez seu clico de altas depois de um aumento de 0,25 ponto percentual (pp) na reunião da próxima semana.
O Departamento do Comércio norte-americano divulgou que as vendas no varejo do país cresceram apenas 0,2% em junho, abaixo dos 0,5% esperados. Além disso, a produção industrial caiu 0,5% no mês passado, menos do que a estabilidade prevista.
“Com o setor manufatureiro definhando e a inflação mostrando sinais encorajadores de desaceleração, o tão esperado aumento da taxa de juros do Federal Reserve em julho pode ser o último”, disseram analistas do banco ING em nota.
Taxas de juros mais altas aumentam os custos dos empréstimos e podem desacelerar o crescimento econômico e reduzir a demanda por petróleo.
Depois de divulgar dados lentos do produto interno bruto no início da semana, o principal planejador econômico da China prometeu que implementaria políticas para “restaurar e expandir” o consumo sem demora.
Os comerciantes de energia esperam que “o mercado de petróleo permaneça apertado com a queda dos embarques russos e com a China se preparando para fornecer mais apoio às famílias”, disse Edward Moya, analista sênior de mercado da empresa de dados e análises OANDA.
A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, no entanto, disse aos líderes financeiros do G-20 (grupo que reúne economias mais industrializadas e países emergentes) que as perspectivas de crescimento de médio prazo permanecem fracas.
Do lado da oferta, a produção norte-americano provavelmente diminuirá em agosto pela primeira vez desde dezembro, mostraram projeções da administração de informações de energia do governo dos Estados Unidos.
O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para agosto subiu 1,94%, cotado a US$ 75,75 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para setembro avançou 1,43%, cotado a US$ 79,63 o barril.
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Copyright 2023 – Grupo CMA