Porto Alegre, 17 de julho de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, linhas de instabilidade entre o Paraguai e o Paraná devem levar chuvas entre hoje e amanhã a essas regiões, bem como ao Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. “Entre terça-feira e quarta-feira, pode seguir chovendo em áreas do Paraná e de São Paulo, o que pode afetar as operações nos portos de Paranaguá e de Santos”, disse a meteorologista Ludmila Bardin.
Esse sistema deve se deslocar entre quarta-feira (19) e quinta-feira (20) pela faixa leste, levando chuvas ao Rio de Janeiro, Espírito Santos, leste de Minas Gerais e sul da Bahia. “Já na região Nordeste as chuvas devem ser mais pontuais e irregulares, favorecendo o plantio da cana-de-açúcar”, pontua.
Ludmila comenta que um novo sistema deve se formar sobre o Rio Grande do Sul entre quinta-feira e sexta-feira, mas com chuvas rápidas devido ao deslocamento para o oceano Atlântico. “Depois um novo sistema se formará no norte da Argentina no dia 25, levando chuvas ao Uruguai, Paraguai, Rio Grande do Sul e algumas áreas de Santa Catarina e do sul e leste do Parana”, sinaliza.
Quanto ao frio, após relatos de geadas pontuais na madrugada de sábado em algumas áreas, a tendência é de que as temperaturas voltem a se elevar. “Ainda pode fazer um frio maior no Rio Grande do Sul, com chance de alguma geada em áreas do Sul, Serra e Norte na próxima madrugada. Na quarta-feira as temperaturas já se elevam, mas o Sul gaúcho ainda contará com temperaturas entre 3 e 4 graus, podendo favorecer geadas, o que beneficiaria as lavouras de trigo. Nas demais áreas do Brasil, não há maiores preocupações para áreas de cana-de-açúcar e café no que tange a geadas”, conclui.
Paraguai
No Paraguai, Ludmila destaca que áreas de instabilidade podem provocar chuvas irregulares hoje em áreas de fronteira com o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná. “Após a passagem desse sistema, o frio deve se intensificar no Paraguai amanhã, mas sem grandes riscos para geadas, com temperaturas mínimas entre 4 a 6 graus, especialmente em áreas do sul do país”, informa.
O tempo deve seguir mais aberto sobre o Paraguai no decorrer dos próximos dias, com retorno das chuvas previsto entre os dias 27 e 28 de julho. “Chuvas frequentes serão observadas também em agosto e setembro no Paraguai”, acrescenta.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA