Porto Alegre, 12 de julho de 2023 – Com o clima promissor, as lavouras de milho safrinha apresentam boa qualidade nos municípios que compõe o núcleo regional de Ivaiporã do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Paraná. Em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, o engenheiro agrônomo Sergio Empinotti disse as temperaturas permanecem amenas e não ultrapassam os 20°C, sem grandes elevações.
“Chove na região desde sábado e a metereologia indica precipitações por mais dois dias, com tempo ameno”, afirma. O solo está com um nível de umidade favorável.
As lavouras se dividem entre desenvolvimento vegetativo (5%), floração (35%) e frutificação (60%). Com a ceifa prevista para atrasar um pouco pelo tempo úmido e iniciar no fim de agosto. De acordo com Empinotti, a produtividade estimada para esta safra é de 5.000 quilos por hectare.
Trigo
As safras de trigo estão em pleno desenvolvimento na regional de Ivaiporã. De acordo com Empinotti, o clima tem proporcionado boas condições para o progresso das plantas nas últimas semanas.
A área consolidada destinada ao cultivo do cereal neste ano atingiu a marca de 68 mil hectares. Cerca de 23,6% maior em relação à última safra, quando 55 mil hectares foram semeados. De acordo com Empinotti, este aumento é resultado do redirecionamento de terras antes destinadas ao plantio de milho, que enfrentou atrasos devido à colheita tardia da soja
As lavouras se dividem entre as fases de desenvolvimento vegetativo (10%), floração (40%), frutificação(40%) e maturação (10%). A colheita é prevista para iniciar na primeira quinzena de agosto. Já a produtividade é estimada em 3.500 quilos por hectare, mas a expectativa é que supere a marca com o clima favorável.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA