Brasil tem negócios pontuais na semana e interesse por trigo mineiro chama a atenção

550

Porto Alegre, 7 de julho de 2023 – A comercialização do trigo no Brasil seguiu lenta nesta semana. Na segunda-feira, os produtores deixaram o cereal de inverno em segundo plano, aproveitando para negociar a soja, valorizada. O analista de SAFRAS & Mercado, Elcio Bento, ressaltou que os vendedores seguem elevando suas pedidas pelo grão, mas os moinhos, bem abastecidos, adotam uma postura mais cautelosa. Com os agentes pouco flexíveis, os negócios são pontuais.

Chamou a atenção, nesta semana, o interesse de compra por parte de moinhos do Paraná pelo trigo de Minas Gerais, com preços atrativos e, ao que tudo indica, com boa qualidade. A indicação neste estado está em R$ 1.300/tonelada no FOB interior.

“O comprador já começa a sinalizar para esse preço no CIF. Os trabalhos de colheita ainda são incipientes e ganharão força em meados de agosto. Com um volume de produção estimado em 450 mil toneladas, essa será a maior safra já colhida pelos mineiros. Também será a primeira vez que a moagem estadual – segundo dados da Abitrigo de 435 mil toneladas será inferior ao total produzido”, disse. “Apesar de não ter sido reportado negócio, é um movimento que chama a atenção. Normalmente ocorre o movimento inverso. Porém, como a safra velha paranaense sofreu com o excesso de chuva e a Argentina tem pouco trigo (e a preços altos), o trigo mineiro acabou chamando a atenção”, explicou.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra 2023 de trigo do estado atinge 96% da área estimada de 1,389 milhão de hectares, contra 1,237 milhão de hectares em 2022, alta de 12%.

Rio Grande do Sul

O plantio de trigo atinge 82% da área no Rio Grande do Sul. Segundo a Emater/RS, na semana passada, eram 65%. Em igual momento do ano passado, 77%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 87%. A área cultivada na safra 2023 está estimada em 1.505.704 hectares, e a produtividade prevista é de 3.021 kg/ha.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA