Porto Alegre, 3 de julho de 2023 – As principais bolsas asiáticas fecharam o pregão desta segunda-feira em alta, seguindo o rali de sexta-feira (30) em Wall Street, apesar dos últimos dados mostrarem uma desaceleração no setor manufatureiro da China e do Japão.
O apetite por risco na Ásia e no resto do mundo veio depois de sinais de que a inflação nos Estados Unidos está desacelerando, o que pode levar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a adotar uma postura mais cautelosa em relação aos futuros aumentos de juros.
O otimismo na região prevaleceu apesar dos dados recentes sobre a atividade industrial, que revelaram a fragilidade da manufatura na Ásia. O índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da China, medido pela S&P Global/Caixin, registrou uma queda para 50,5 em junho, aproximando-se da marca de 50, que indica contração, mas ficando ligeiramente acima das expectativas dos analistas, que esperavam 50,2 pontos para o período.
“O PMI da China não é consistente com alguns dos piores temores em torno da recuperação da reabertura da China e da fraca demanda por commodities. Mas também não são positivos o suficiente para justificar o impulso aos preços, como o do aço, no mês passado. Para isso, as esperanças de estímulo fiscal terão que se traduzir em realidade”, diz Kieran Tompkins, economista de commodities da Capital Economics.
Enquanto isso, o índice PMI industrial do Japão caiu para 49,8 no mês passado, de 50,6 pontos em maio, sinalizando uma contração no setor. A pesquisa realizada na Coreia do Sul também indicou uma desaceleração na atividade industrial do país.
Em Tóquio, o índice Nikkei segue operando em sua máxima em 33 anos. O desempenho positivo foi impulsionado por uma pesquisa do Banco do Japão (BoJ), conhecida como Tankan, que revelou uma melhoria no sentimento dos grandes fabricantes do Japão. Esta foi a primeira vez em sete trimestres que a melhoria foi observada.
Enquanto isso, a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, anunciou que viajará à China na quinta-feira (6), em um momento de tensões entre os dois países decorrentes de questões comerciais, tecnológicas e relacionadas a Taiwan.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +1,70%, 33.753,33 pontos
Hang Seng (Hong Kong): +2,06%, 19.306,59 pontos
Xangai Composto (Xangai): +1,31%, 3.243,97 pontos
Kospi (Seul): +1,49%, 2.602,47 pontos
As informações partem da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Copyright 2023 – Grupo CMA