Mapa questiona autoridades sanitárias japonesas sobre embargo a aves do Espírito Santo

511

Porto Alegre, 29 de junho de 2023 – Em nota divulgada na noite de ontem à Agência SAFRAS, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) sinalizou que a suspensão do Japão para importações de carnes de aves, aves vivas e ovos do Espírito Santo procede.

Conforme a nota, o Mapa recebeu a informação na manhã de ontem (28) e já questionou as autoridades sanitárias japonesas sobre a adoção da medida, uma vez que a confirmação do caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em criação de subsistência não altera o status do Brasil na Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). A medida também não é acordada no protocolo sanitário entre as partes.

O Mapa destacou ainda que aguarda o governo japonês responder aos questionamentos.

A proibição japonesa foi decorrente do registro de um caso de gripe aviária em uma ave de subsistência no município de Serra, no Espírito Santo. O estado possui outros 27 casos de gripe aviária confirmados, todos em aves selvagens.

Até a noite de ontem (28), o painel de dados para consulta online do Ministério da Agricultura sinalizava que o país registrou um total de 53 casos de gripe aviária, sendo 52 em aves selvagens e um em aves de subsistência. Outros sete focos estão sob investigação.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA