Porto Alegre 21 de junho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado fechou a quarta alta consecutiva, graças à uma combinação de fatores positivos. Os preços chegaram ao maior nível desde 24 de fevereiro. A alta percentual de hoje foi a maior para o contrato spot desde 20 de setembro de 2022.
O cereal foi impulsionado pela piora significativa nas condições das lavouras dos Estados Unidos, que ficaram muito abaixo do esperado por analistas e pelas preocupações com o Mar Negro. De acordo com a QTInfo News, traders afirmam que o tamanho da queda é uma surpresa e que parece não ser temporário. O bom desempenho do petróleo e o recuo do dólar também favoreceram a disparada o grão.
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou dados sobre as condições das lavouras americanas de trigo primavera. Segundo o USDA, até 18 de junho, 51% estão entre boas e excelentes condições (o mercado esperava 58%), 37% em situação regular e 12% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, os percentuais ficavam em 60%, 33% e 7%, respectivamente.
Em relação as lavouras americanas de trigo de inverno, segundo o USDA, até 18 de junho, 38% estavam entre boas e excelentes condições (o mercado esperava 38%), 33% em situação regular e 29% em condições entre ruins e muito ruins. Na semana passada, as condições se dividiam em 38%, 31% e 31%, respectivamente.
De acordo com a Reuters, o Kremlin reiterou sua posição de que não há razão para estender o acordo de grãos do Mar Negro, dizendo que a mediação pela Turquia e pelas Nações Unidas não foi implementada adequadamente.
No fechamento, os contratos com entrega em julho eram cotados a US$ 7,34 1/2 por bushel, alta de 38,75 centavos de dólar, ou 5,56%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em setembro eram negociados a US$ 7,48 1/4 por bushel, ganho de 39,50 centavos, ou 5,57% em relação ao fechamento anterior.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA