Preços do petróleo caem com pouca liquidez e preocupações com a China

397

    Porto Alegre, 19 de junho de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo encerraram o dia em queda com as questões sobre a economia da China e as baixas negociações devido ao feriado nos Estados Unidos pesando sobre os valores.

Vários bancos reduziram suas previsões para o crescimento do produto interno bruto da China em 2023 depois que dados de maio mostraram que a recuperação pós-covid-19 na segunda maior economia do mundo estava vacilando.

Espera-se amplamente que a China corte suas taxas de empréstimo de amanhã, após uma redução semelhante em suas tarifas de médio prazo na semana passada para sustentar uma recuperação econômica instável.

O mercado de petróleo está atento a mais sinais de recuperação da economia global, disse Jorge Leon, vice-presidente sênior da Rystad Energy.

“Muito dependerá do desempenho econômico da China no segundo semestre deste ano e da eficácia das medidas de estímulo anunciadas recentemente pelo país, e da capacidade dos Estados Unidos e da Europa de evitar uma desaceleração econômica em meio ao aumento das taxas de juros”, escreveu Leon.

No entanto, o rendimento da refinaria da China aumentou em maio para seu segundo maior total já registrado, ajudando a impulsionar os ganhos da semana passada, e as empresas de energia dos Estados Unidos cortaram o número de plataformas de petróleo e gás natural pela sétima semana consecutiva pela primeira vez desde Julho de 2020.

O aumento das exportações iranianas de petróleo também pesou sobre os preços. As exportações de petróleo do Irã e a produção de petróleo atingiram recordes em 2023, apesar das sanções norte-americanas, segundo consultores, aumentando a oferta global quando outros produtores estão limitando a produção.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados, incluindo a Rússia, fecharam este mês um novo acordo de produção de petróleo e o maior produtor do grupo, a Arábia Saudita, também prometeu fazer um corte profundo em sua produção em julho.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para julho caiu 0,68%, cotado a US$ 71,29 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para agosto regrediu 0,67%, cotado a US$ 76,09 o barril.

As informações partem da Agência CMA

Copyright 2023 – Grupo CMA