Porto Alegre, 16 de junho de 2023 – O Banco do Japão (BoJ) manteve inalterada sua política monetária, de deixar os juros a -0,1% e o dos rendimentos de títulos a 0%. A decisão foi publicada no final da noite de quinta-feira. Foi a segunda reunião sob a presidência do novo governador do banco, Kazuo Ueda.
Segundo o comunicado do BoJ divulgado logo depois da reunião, a economia do Japão se recuperou, apesar de ser afetada por fatores como a alta das commodities no passado, e o ritmo de recuperação das economias estrangeiras diminuiu.
“Embora as exportações e a indústria de produção tenham sido afetadas pelos desenvolvimentos nas economias estrangeiras, eles foram mais ou menos estáveis, suportadas por uma diminuição dos efeitos das restrições do lado da oferta”, disse o BoJ.
Por outro lado, o BoJ acredita que a economia japonesa tenha uma recuperação no meio do ano fiscal de 2023, por conta de demanda reprimida. “A partir daí, como um ciclo virtuoso de renda para gastos se intensificam gradualmente, a economia do Japão deverá continuar crescendo a um ritmo acima de sua taxa de crescimento potencial”.
“O Banco em seu comunicado ainda espera que a economia se recupere ‘moderadamente’ ainda este ano. Achamos que isso é excessivamente otimista e esperamos que a economia esteja em recessão devido à fraqueza da demanda externa e doméstica, à medida que outras grandes economias avançadas entram em recessão e as famílias japonesas lutam contra a queda da renda disponível real”, afirma Darren Tay, economista para o Japão da Capital Economics. Com informações da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA