Porto Alegre, 9 de junho de 2023 – Os negócios seguem travados no Brasil nesta semana com feriado. Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Elcio Bento, com o dólar mais fraco e os preços internacionais em queda recente, os compradores seguem numa posição privilegiada para a formação de preços.
“O saldo remanescente da safra velha não é grande, porém, sem a opção de venda externa, os moinhos, bem abastecidos, não precisam ter pressa em adquirir”, disse. A fraqueza dos preços no Rio Grande do Sul repercute no Paraná.
Conab
O plantio de trigo avançou para 40,9% da área estimada para a temporada 2022/23 nos sete principais estados produtores do Brasil (Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul que representam 99,9% do total), conforme levantamento semanal da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados recolhidos até 3 de junho. Na semana anterior, a semeadura estava em 34,6%. Em igual período do ano passado, o número era de 38,6%.
Paraná
O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que o plantio da safra 2023 de trigo do estado atinge 75% da área estimada de 1,380 milhão de hectares, contra 1,221 milhão de hectares em 2022, alta de 13%. Conforme o Deral, 95% das lavouras estão em boas condições e 5% em situação média, com 14% em germinação, 84% em crescimento vegetativo e 2% em floração. No dia 29 de maio, 66% da área havia sido plantada, com 93% das lavouras em boas condições e 7% em situação média, divididas entre as fases de germinação (17%), crescimento vegetativo (82%) e floração (1%).
Rio Grande do Sul
A Emater/RS está finalizando seu primeiro levantamento de intenção de plantio no Rio Grande do Sul. Os dados devem ser divulgados na semana que vem. O plantio vem sendo acelerado graças ao clima favorável nos últimos dias. As lavouras semeadas em maio apresentam boa uniformidade na germinação, emergência satisfatória e crescimento rápido. Ainda assim, alguns produtores se mostram receosos devido às incertezas de mercado e às previsões de clima adverso mais adiante.
Argentina
Na Argentina, a Bolsa de Cereais de Buenos Aires estima o plantio em 19,5% da área. Já o ministério da agricultura do país indica que os trabalhos chegam a 21% da superfície.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA