Perspectiva de demanda mundial de petróleo para 2023 é mantida em 2,3 milhões de bpd – Opep

447

     Porto Alegre, 11 de maio de 2023 – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) mantém as previsões de demanda de petróleo para 2023 em 2,3 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), e a oferta em 1,4 milhão de bpd. A informação foi publicada no relatório mensal de petróleo de maio, divulgado hoje (11) pelo cartel.

     Segundo o documento, o crescimento do PIB mundial em 2023 deverá ser de 2,6%, mantendo a previsão do relatório divulgado no mês anterior. “A economia global continua a navegar por desafios, incluindo alta inflação, taxas de juros mais altas nos Estados Unidos e na zona do euro e altos níveis de endividamento em muitas regiões”.

     Para 2023, a previsão do cartel de crescimento da produção de líquidos fora da Opep permanece inalterada. “Espera-se que os principais impulsionadores do crescimento da oferta de líquidos sejam os Estados Unidos, Brasil, Noruega, Canadá, Cazaquistão e Guiana, enquanto as quedas são esperadas principalmente na Rússia. As incertezas permanecem, principalmente relacionadas ao potencial de produção de óleo de xisto nos Estados Unidos e manutenção não planejada dos campos exploradores em 2023”.

     O relatório cita as previsões da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de crescimento da demanda pela commodity em 100 mil bpd para os países-membros do bloco e de 2,3 milhões de bpd para os não-membros.

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA