Porto Alegre, 24 de abril de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana começa com tempo aberto em praticamente todo o Brasil, apenas com possibilidade de eventuais pancadas de chuvas de fim de tarde em Mato Grosso do Sul, extremo oeste de Mato Grosso e Rondônia.
Conforme o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, amanhã um novo sistema começa a avançar sobre o oeste da Região Sul, podendo levar chuvas ao Paraguai, Rio Grande do Sul, extremo oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná e Mato Grosso do Sul. Amanhã também haverá chuvas sobre Rondônia, Acre e Amazonas.
A frente fria deve avançar aos poucos, levando chuvas para toda a Região Sul. Mais do meio de semana em diante deve atingir áreas da região Centro-Oeste e do Sudeste. Ele faz a ressalva, porém, que as chuvas sobre Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso serão irregulares. “Outro alerta especial é para as regiões norte do Tocantins, Maranhão e norte do Piauí, que receberão bons volumes de chuvas ao longo dessa semana, em especial a partir de quinta-feira, o que pode inviabilizar os trabalhos de colheita”, disse.
Na semana que vem, há chance de chuvas em grande parte das áreas produtoras. “Os próximos 15 dias serão marcados por chuvas. Elas estarão mais concentradas no sul, englobando o Paraguai e as áreas abaixo do sul de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, do que as regiões mais ao norte, mas, de todo modo, isso será bom para o desenvolvimento das lavouras de segunda safra”, destaca.
Segundo Santos, o mês de maio vai chegar com boas perspectivas para as culturas, o que é ruim um pouco apenas para a cana-de-açúcar, já que chuva atrapalha o início da safra. A primeira quinzena de maio será marcada por bons volumes de chuvas, um pouco irregulares em algumas regiões, como o Centro-Oeste e o Sudeste. “Com relação ao frio, nada há nos radares até agora”, pontua.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Bardin, o tempo inicia mais aberto no Paraguai, mas um sistema que está situado no norte da Argentina deve avançar pelo país amanhã e quarta-feira, trazendo chuvas em praticamente todas as regiões produtoras. Na quinta-feira tempo já abre de novo no país.
No começo da próxima semana as chuvas retornam ao Paraguai, com um novo sistema que deve atuar nas regiões produtoras, embora sendo mais fraco e trazendo menores volumes de precipitações. “Os próximos 15 dias devem ser marcados por chuvas no país. Com relação ao frio, não há nenhuma preocupação por enquanto. Apenas o frio previsto para o final de maio segue sendo monitorado. Mas ainda é incerto dizer se haverá geada ou se o frio será mais intenso”, conclui.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA